sexta-feira, 13 de junho de 2014

História do Telefone

O telefone surgiu em meados do século XIX muitos achavam e ainda acham que foi Alexander Graham Bell foi o inventor do telefone quando na verdade foi o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci, o verdadeiro inventor, mas existe um terceiro cientista que reivindicou a invenção do telefone como sua, que foi Elisha Gray (1).
A historia diz que Antonio Meucci desenvolveu um aparelho que ele deu o nome de “telettrofono” ele teria sido capaz de capturar uma transmissão articulada da voz humana à distância de aproximadamente 1,5 quilômetros utilizando um pedaço de cobre isolado com algodão como transmissor (2). Por problemas financeiros Meucci não conseguiu pagar a patente de sua invenção e acabou vendendo um protótipo da mesma para Graham Bell que, anos mais tarde, conseguiu fazer um protótipo do telefone e registrar sua patente.
O primeiro a processar Graham Bell foi Elisha Gray, que aparentemente teria registrado seu protótipo de telefone antes de Bell e ainda o acusou de ter roubar sua ideia. Após alguns anos de litígio, Graham Bell foi reconhecido como inventor do telefone.
Quando Antonio Meucci descobriu que Graham Bell havia registrado patente de sua invenção, entrou com um processo contra Graham Bell, que mesmo após a morte de Meucci em 1889 se arrastou por mais de 10 anos. Em 2002 Antonio Meucci foi reconhecido por sua invenção (3).
Anos mais tarde, o brasileiro Roberto Landell de Moura com seus experimentos em ondas magnéticas criou o telefone sem fio: um aparelho que usava a luz como uma onda portadora de informação de áudio. Em 1904 registrou a patente da invenção do telefone sem fio (4).
Infelizmente a figura de Pe. Roberto Landell de Moura sofre com o descaso da população brasileira que raramente possui o conhecimento de que ele foi o inventor do telefone sem fio, uma das causas desse descaso foi a época em que ele realizou seus testes. Ele foi perseguido pela comunidade da época por ser considerado um herege, mas chegou a dar seguinte declaração:
“Quero mostrar ao mundo que a Igreja Católica não é inimiga da Ciência e do progresso humano. Indivíduos, na Igreja, podem, neste ou naquele caso, haver-se oposto a esta verdade; mas fizeram-no por cegueira. (...)”.
Mostrando que mesmo sendo perseguido pela população e por membros da Igreja,  nunca deixou de acreditar que a ciência e a religião podem caminhar juntas (5).
Fontes:
(      1)  Autor Desconhecido. “Cronologia da Comunicação” (http://www.tecmundo.com.br/ciencia/20570-graham-bell-ou-antonio-meucci-quem-inventou-o-telefone-.htmAcessado em: 01/06/2014.
(    2) Autor Desconhecido. “Antonio Meucci, o inventor do telefone, nasceu há 205 anos”. Terra, tecnologia (http://tecnologia.terra.com.br/antonio-meucci-o-inventor-do-telefone-nasceu-ha-205-anos,00d9401577afd310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html). Acessado em: 01/06/2014.
(  3) Jovem Nerd. “Caneladas da história” - 45min 34s até  47min46s – Nerdcast (http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-371-caneladas-da-historia/)Data de acesso: 01/06/2014.
     4) Autor Desconhecido. “Telefone sem Fio”. Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_sem_fioData de acesso: 01/06/2014.
 5) Autor Desconhecido. “Fantástico Landell”. Memorial Landell de Moura  (http://www.memoriallandelldemoura.com.br/imagen/documentos/fantastico_landell.pdfData de acesso: 01/06¹2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário