quinta-feira, 12 de junho de 2014

Instrumentos de Cordas

Os instrumentos que são considerados de corda conseguem produzir som quando provocam preção e rarefação no ar. Quando a corda é vibrada ela produz ondas transversais que originam uma onda estacionaria.
Os instrumentos de corda tem como fonte primaria de som a vibração de uma corda tencionada. Tensão essa que surge da reação da força aplicada em uma corda esticada.
As ondas estacionarias que são a frequência naturais das ondas sonoras emitem dependem de três fatores para ocorrerem. Esses fatores são: a densidade linear das cordas, o modulo da tração que elas são submetidas e do comprimento linear da corda. E por causa desses fatores é possível controlar a altura das notas e a afinação delas.
Uma única corda pode vibrar e produzir vários harmônicos (conjunto de ondas compostos da frequência fundamental) simultaneamente. A junção destes harmônicos mais a caixa acústica do instrumento da origem ao timbre.
O volume do som do instrumento de corda pode variar de acordo com a intensidade que ele é emitido e pela a amplitude sonora que é gerada pela vibração da corda.
Com isso podemos concluir que cada instrumento musical de corda possui uma característica própria pois cada um deles possui um timbre, cada um preciosa de uma determinada preção para emitir a nota desejada, entre outras series de características que os diferencia um do outro.
 Fontes: 
Autor desconhecido.“ Seria harmônica” (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_(m%C3%BAsica)). Acessado 12/06/2014 às 19h40min
MORERA Vinicios.“Instrumentos de corda”.EBAH (http://www.ebah.pt/content/ABAAABaY8AB/instrumentos-corda-fisica-1). Acessado 12/06/2014 às 19h45min
Autor desconhecido. “instrumentos musicais e suas características físicas”. Divisão de astrofísica (http://www.das.inpe.br/~alex/FisicadaMusica/fismus_instrumentos.html).Acessado 12/06/2014 às 20h05min

Nenhum comentário:

Postar um comentário